Google    

 
 
 
 
 
 

Controle Interno

Para as pequenas e médias  empresas devem ter um mecanismo de comunicação para coordenar suas ações entre os departamentos  e o contabilista.

Os controles internos ligados à tecnologi a atual pode fazer das operações básicas a pedra angular de um sistema  mais amplo,  que é disponibilizado para o governo. Para serem bem realizados precisam de participação ativa entre os departamentos,  a direção e o contabilista que farão a  análise estratégica, planejamento, execução e avaliação das informações que serão  compartilhadas. 

A extração de dados dos processos operacionais e sua utilização de modo proveitoso são um dos problemas mais intratáveis dos negócios. Principalmente com a transmissão dos mesmos para  consulta de órgão externos, que passa  a estar disponíveis nas transmissões dos SPED's.

A área de vendas precisa saber rapidamente se a empresa tem estoque ou se pode obtê-lo antes de prometer a entrega de um grande pedido. O faturamento pode emitir a nota fiscal eletrônica? Tem Saldo no estoque? E o custo? A manufatura precisa saber qual o produto está vendendo como água para poder mudar suas prioridades de produção. O empresário de negócios de toda a empresa precisa saber sobre ambas as coisas e muito mais.

No entanto as empresas têm que desenvolver uma   estratégia empresarial   para resolver  problemas e aproveitar as oportunidades com as análises das informações que são disponibilizadas nos SP E D's.

Se as informações sobre sistemas de produção, problemas de produtos, crises e oportunidades dos clientes, quedas nas vendas e outras notícias importantes se disseminarem pela organização numa questão de minutos, em vez de em dias, e se as pessoas certas puderem estar trabalhando nas questões em poucas horas, em vez de em dias, a empresa obterá uma enorme vantag em.

Essa reestruturação de processos é mais fundamental do que qualquer outra mudança desde a produção em massa.

Quais são as vantagens do ERP?

1- A grande vantagem é a maior confiabilidade de dados, ao monitorar as operações da empresa.

2- As informações trafegam pelos módulos em tempo real, ou seja, um pedido dispara o processo de fabricação com o envio da informação para múltiplas bases, do estoque de insumos ao faturamento.

3- O ERP facilita racionalizar a produção, reduzir custo e melhorar o serviço ao cliente.

4- O ERP é capaz de se adequar ao ramo e ao modelo de gestão da empresa.

5- A implantação de um sistema ERP reflete de imediato na estabilidade das operações da empresa.

 

 

Para o jovem, a transparência é inegociável

 

Durante a HSM ExpoManagement 2012, Tapscott abordará, entre outros temas, por que e de que modo as empresas precisam se adaptar ao modo como os jovens pensam e trabalham. Confira!

“O combustível das empresas hoje é a informação e o lubrificante, a confiança”. Essa é a opinião do psicólogo, estatístico e educador Don Tap scott, considerado uma das maiores autoridades do mundo em inovação, mídia e impacto econômico e social da tecnologia. Ele costuma dizer que as empresas ficaram nuas com o avanço da tecnologia da informação e da web. Essa nudez se revela diante de consumidores, funcionários e todos os demais públicos da organização. Diante do inevitável, ser transparente deixa de ser uma opção para se tornar pré-requisito.


Grande parte da pressão por transparência é exercida pelos jovens que nasceram com a web (a Geração Y) e, há algum tempo, são consumidores e profissionais. Em sua apresentação, Tapscott abordará, entre outros temas, por que e de que modo as empresas precisam se adaptar ao modo como os jovens pensam e trabalham.

Em entrevista concedida à HSM Management, o especialista salientou que uma das características mais notáveis entre os jovens é sua propensão a compartilhar informações e opiniões sobre produtos e serviços.

“As redes de comunicação das quais os jovens participam eclipsam o modelo do consumidor como receptor passivo”, comenta Tapscott. Assim, mudou a maneira pela qual as empresas fazem publicidade. As ferramentas do passado para controlar e influir na opinião pública já não funcionam. Os jovens não são impermeáveis aos anúncios publicitários, mas tendem, mais do que membros de gerações anteriores, a filtrar e bloquear a publicidade não solicitada. Eles formam suas opiniões a partir do diálogo nas comunidades online.

A influência se descentralizou e empresas inteligentes, segundo o especialista, estimulam os jovens a criticar seus produtos, mesmo correndo o risco de que os comentários sejam negativos, porque sabem que os benefícios superam, e muito, as desvantagens potenciais.

Enquanto gerações anteriores ficam surpresas ou decepcionadas com a liberdade de escolha sem precedentes, os jovens ficam bastante animados. Muitos aproveitam seus conhecimentos técnicos para adaptar produtos e serviços a seus desejos e necessidades. A própria Apple aprendeu com isso. Nos primórdios do iPod, alguns usuários a criticaram por cobrar US$ 50 adicionais por um acessório de gravação. Pouco depois, eles criaram um recurso melhor.

Por tudo isso, as corporações devem criar relações de confiança a partir da honestidade, da consideração, da responsabilidade, da transparência. “Talvez os adolescentes e jovens não pensem explicitamente nesses termos, mas cresceram em um mundo em que esses são os atributos que o acesso à informação coloca à prova”, alerta Tapscott.

Ele completa: “Se é para andar nu, melhor exibir forma física impecável. Refiro-me, com isso, aos melhores produtos e serviços ou aos preços mais baixos, o que for conveniente, e também a valores que sejam correspondentes aos grupos-chave de interesse para sua empresa. A integridade tem de fazer parte de sua identidade, porque, do contrário, não gerará confiança”.

As novas gerações no trabalho

“A produtividade depende da abertura, da franqueza, da confiança e da integridade com que são discutidos os assuntos do negócio, além de uma liderança com valores sólidos”, ressalta Tapscott, para quem os jovens profissionais estão bem preparados para a mudança contínua, pois são seguros de si mesmos, otimistas, criativos e independentes.

Pode ser que os profissionais mais experientes não estejam preparados para lidar com as demandas dos jovens: oportunidades de aprendizado, responsabilidade, feedback instantâneo, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e relações de trabalho sólidas. Porém, as empresas devem mudar o enfoque da gestão e sua cultura, se quiserem manter os melhores em suas fileiras.

A relação empregado-empregador mais apropriada para as novas gerações é a que se estrutura em um processo de três etapas:

1. Iniciar: as empresas têm de se diferenciar no mercado do talento, usar redes pessoais para detectar possíveis funcionários e criar um processo que promova a seleção mútua. Devem transmitir imagem apropriada de sua cultura, ambiente de trabalho, oportunidades profissionais e programas de recompensas, além de começar a cumprir essas promessas nos primeiros 90 a 120 dias.

2. Comprometer: o compromisso deve ser uma via de mão dupla. Isso implica adotar novos estilos de trabalho, com prazos para as tarefas cotidianas, e também bons planos de carreira.

3. Desenvolver: promover uma relação que entregue valor e se estenda além do tempo que o funcionário passa na empresa. As redes sociais e outras plataformas web 2.0 são meios ideais para favorecer esse tipo de relação, porque, ao refletir a maneira de interagir dos jovens, fazem com que eles se sintam estimulados a fazer aportes, a manter-se conectados e a contribuir com conhecimentos e contatos.

Para Tapscott, se fomentados de maneira adequada, os atributos que diferenciam os jovens podem ser fonte de inovação e vantagem competitiva, “porque eles não acreditam tanto em dinheiro como no valor intrínseco do trabalho e na satisfação que produz, na continuidade das relações, na dignidade e no respeito, na comunicação honesta, direta e aberta, na confiança mútua. Em suma, na transparência.”

Referência:

ALONSO, Viviana. “O requisito-chave: confiança”. HSM Management, n.71, nov.-dez. 2008.

Veja também...IBM - Social Business.

...O local de trabalho completamente digital é chamado usualmente de "escritório sem papel", uma expressão que remonta pelo menos a 1973... 
 

 

Um Clique para iniciar a jornada!

03/11/2012 14:43
GED / ECM / BPM / Workflow - Perguntas frequentes ••>> Pretendo implantar soluções GED em algumas áreas da minha empresa. O que devo levar em consideração na hora de decidir quais documentos devo digitalizar? Vários aspectos devem ser levados em consideração. Destacamos aqui alguns deles. 1...
06/10/2012 17:34
    Desoneração vai permitir redução de preço, diz ministro Paulo Bernardo Aparelho com sistema Android e tela sensível ao toque deverá custar cerca de R$ 400, estimam empresas DO “VALOR”   O decreto...
06/10/2012 17:26
  Foi lançado o sistema de mobilidade para emissão de Notas Fiscais Eletrônicas por meio de smartphone, ontem à tarde, no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberaba. Após a cerimônia de lançamento, foi realizada uma palestra, com o tema “O Caminho da...
02/10/2012 18:33
  Empresas oferecerão, no site da Serasa Experian, descontos na dívida, boleto bancário e condições de pagamento diferenciadas Curitiba - O consumidor tem à disposição, desde ontem, mais uma alternativa para limpar o nome. A Serasa Experian criou um serviço gratuito que utiliza a...
02/10/2012 18:06
  Estão sendo avisadas empresas que realizaram vendas para o governo federal, contribuintes do setor de bebidas e entidades de assistência social que se declararam isentas da contribuição previdenciária Por Agência Brasil  |12h59 | 01-10-2012 SÃO PAULO - A Receita Federal...
29/09/2012 18:27
  Criar novos modelos de negócios na hora certa é a chave para crescer, segundo professor da Fundação Dom Cabral. Com a economia mundial cambaleante, fazer uma pequena empresa crescer pode ser um desafio. “É preciso fazer a empresa crescer de forma sustentada e sustentável”, afirma...
25/08/2012 19:29
A Receita Federal lançou nesta quinta-feira a possibilidade de uso do Siscomex Importação pela internet, o Siscomex Importação Web. O Siscomex é um sistema integrado de co mércio exterior, que entrou em operação em 1997 e que inclui em uma só plataforma o acompanhamento de informações de...
23/08/2012 21:17
A Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), com 122 anos de história de atuação como órgão que registra as sociedades empresárias, tem como desafios diminuir a burocracia e simplificar o atendimento. Ressalta-se, neste bate-papo, a importância da orientação do Profissional da...
13/08/2012 21:31
    A implantação do XBRL no Brasil O CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), com o apoio das entidades que o integram, estão desenvolvendo esforços no sentido de colocar em prática, no Brasil, a tecnologia XBRL (Extensible...
10/08/2012 19:43
  Fonte: Fenacon. Sistema compartilhará dados em todo o Estado THIAGO AZANHA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA   A partir de hoje, todos os cartórios de registro civil paulistas vão oferecer aos usuários um sistema eletrônico para...
03/08/2012 22:27
Receita lança aplicativo para ajudar viajantes que retornam do exterior A versão para Android já está disponível para download A Receita lançou, mais um aplicativo para tablets e smartphones. O "APP Viajantes no Exterior" é um software da área aduaneira que vai ajudar o passageiro que...
03/08/2012 18:57
CPF será emitido gratuitamente pela internet. Brasileiros poderão se inscrever gratuitamente pela Internet no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). A novidade foi anunciada pela Receita Federal (RF) nesta quarta-feira (1º). O órgão, no entanto, não informou ainda a partir de quando o serviço...
19/07/2012 18:50
 Agência Sebrae de Notícias.  Vai ficar mais fácil abrir uma empresa no Brasil. O Sebrae assina, nesta quarta-feira (18), convênio com a Junta Comercial de Minas Gerais (JUCEMG) para desenvolver o Projeto Integrar, que abre caminho para a implantação da Rede Nacional para a...
16/07/2012 22:09
Hospital Samaritano     A Certisign desenvolveu um projeto personalizado para implantação do certificado digital no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) do Hospital Samaritano. Com um investimento de R$ 400 mil, a instituição espera ter um retorno em até 24 meses só...
15/07/2012 17:29
Ganhe em tempo, economia e status...    A oferta de escritórios temporários disponibilizando serviços de qualidade que permitem às empresas realizarem suas atividades do dia a dia sem a necessidade de funcionários e gerentes estarem fisicamente no local.  Devido à...
07/07/2012 18:20
"É uma questão séria refletir sobre o quanto a estrutura de nossos processos empresariais tem sido ditada pelas limitações de nossos arquivos de pastas". Michael Hammer e James Champy, (Reengineering your Business). A tecnologia digital transformou todos os processos empresariais. Pode libertar...