Aula 18 – Demonstrações Consolidadas

01/07/2015 19:32
Prezado(a) Aluno(a), 

Seja bem-vindo(a) a Aula 18 – Demonstrações Consolidadas 

Como forma de crescimento e sobrevivência, no Brasil e no exterior, as empresas têm diversificado seus negócios, seja internamente através de linhas adicionais de negócios ou por aquisições de outros negócios e ou empresas. Por outro lado, há outras empresas que estão buscando se concentrar em seu negócio principal (core business) ou em negócios mais lucrativos. Empresas de quase todos os tamanhos estão procurando se expandir interna ou externamente pela formação de novas entidades, fato que vem tornando a estrutura corporativa mais e mais complexa, exigindo assim que reguladores do mercado de capitais e normalizadores contábeis proponham soluções para que os contadores consigam através das demonstrações contábeis informar a real situação dos grupos empresarias, para que investidores e credores possam tomar suas decisões, investir e desinvestir, amparados em um conjunto consistente e competente de informações financeiras.
Assim, agora passaremos a nos preocupar com a contabilização, o controle e a divulgação de informações financeiras consolidadas. Enfim, sob quais circunstâncias as demonstrações contábeis consolidadas devem ser preparadas e divulgadas ao mercado para refletir a situação econômica de entidades controladas.

Bons estudos a todos!

 
Currículo Materiais da Aula Fórum Atividade Preparatória
Currículo do Professor Materiais da Aula Fórum
Atividade 1

 
Atividade Preparatória
Atividade 2
Pergunta Dissertativa Aula ao Vivo Mensagem da Tutoria Avaliação da Aula
Pergunta Dissertativa - PBL 
Atividade 3
 
Aula ao Vivo
24/03/2015 - 20h às 22h
31/03/2015 - 20h às 22h
Mensagem da Tutoria Avaliação da Aula
 
 
 
Prof. Edmir Lopes de Carvalho
 
  

  • Mestrado em Controladoria pela FEA-USP (1999).
  • Graduação em Ciências Contábeis pela FEA-USP (1992).
  • Atualmente é sócio da VIRTUS – Treinamento e Gestão Contábil Ltda. (Consultoria Empresarial, Implantação de Sistemas, Consultoria e Treinamento em IFRS, PME e IPSAS) e Vice-Presidente (Contabilidade) da ANEFAC. Membro do CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado). Pesquisador do Laboratório TECSI–USP, do qual é um dos responsáveis pelo desenvolvimento da taxonomia brasileira de XBRL. Certificado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) pelo ACCA e associado ao IMA - Institute of Management Accountants (USA).

Para maiores informações, acesse: 
http://lattes.cnpq.br/5939355253530308
 
Bibliografia BásicaBibliografia Básica


COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS (CPC). CPC 36 (R3) – Demonstrações Consolidadas, 2012
Fonte: FIPECAFI. Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a todas as Sociedades de Acordo com as Normas Internacionais e do CPC. São Paulo: Atlas, 2ª. Edição, 2013. Capítulo 41.
Disponível em: http://static.cpc.mediagroup.com.br/Documentos/448_CPC%2036%20R3%20rev%2004.pdf
Acesso em: 19 mar. 2015
Palavras-chave: CPC; Relação entre Poder e Retornos; Requisitos Contábeis.

 
 
Bibliografia ComplementarBibliografia Complementar
 


Escolhas Contábeis no Reconhecimento de Joint Ventures de Companhias Abertas Brasileiras: Consolidação Proporcional Versus Método de Equivalência Patrimonial
Fonte: PONTES, G. A., SOUZA, F. E. A., CRISTIANO, C. LEMES, S. Escolhas Contábeis no Reconhecimento de Joint Ventures de companhias abertas brasileiras: consolidação proporcional versus método de equivalência patrimonial. Congresso USP de Contabilidade 2014.
Disponível em: http://www.congressousp.fipecafi.org/web/artigos142014/287.pdf
Acesso em: 19 mar. 2015
Palavras-chave: Escolhas Contábeis; Joint Ventures; Consolidação Proporcional; Método de Equivalência Patrimonial.


Demonstrações Consolidadas Pró-forma: Importância Avaliada em um Caso Real
Fonte: MACHADO, I. M.; SANTOS, A. Demonstrações consolidadas pró-forma: importância avaliada em um caso real. Revista de Contabilidade & Finanças. No. 34, 2004.
Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34117
Acesso em: 19 mar. 2015
Palavras-chave: Demonstrações Contábeis Consolidadas; Investimentos Permanente; Comparabilidade; Pró-forma; Controle de Empresas.
Aula 18 - Demonstrações Consolidadas