Aula 7 – Operações de Arrendamento Mercantil e Custo de Empréstimos

03/11/2014 22:41
Prezado(a) Aluno(a), 

Seja bem-vindo(a) à Disciplina 2 – Ativos, Passivos, Receitas e Despesas.

Após ter trabalhado com os conceitos básicos que são necessários para o pleno entendimento das normas contábeis em IFRS na disciplina Princípios e Instrumentos, o curso parte para o tratamento mais aplicado desses conceitos, com o tratamento das normas contábeis sobre Ativos, Passivos, Receitas e Despesas. Este módulo buscará situar os participantes deste MBA USP Contabilidade em IFRS em relação ao tratamento dado em termos de reconhecimento, mensuração e apresentação de Ativos, Passivos, Receitas e Despesas.

A Aula 7 – Operações de Arrendamento Mercantil e Custo de Empréstimos apresenta os princípios contábeis das normas IFRS em termos de definição, reconhecimento e mensuração de ativos e passivos decorrentes de arrendamento mercantil e de custos de empréstimos, com discussões a respeito de como devem ser aplicados.

Conteúdo: conceitos relevantes, princípios de reconhecimento, de mensuração e de divulgação de ativos e passivos decorrentes de contratos de arrendamento mercantil e de encargos financeiros de empréstimos.

Vamos começar o nosso percurso? 

Bons estudos a todos!



 
Profa. Dra. Flávia Zóboli Dalmácio



  • Doutorado em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP (2009).
  • Mestrado em Ciências Contábeis pela FUCAPE (2004).
  • Especialista em Contabilidade Gerencial pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo (2000).
  • Bacharelado em Ciências Contábeis pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo (1997).
  • Atualmente, é Professora Doutora do Departamento de Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo. Participa da Vice-Coordenação do Laboratório de Contabilidade Internacional da FEA/USP. Possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, participa ativamente de congressos nacionais e internacionais de contabilidade e atua como avaliadora ad hoc em diversos periódicos científicos na área contábil. Tem experiência na área de Contabilidade, com interesse de pesquisa nos seguintes temas: Contabilidade Societária, Teoria da Contabilidade, Informação Contábil e Mercado de Capitais, Analistas de Investimentos e Governança Corporativa.

 

Para maiores informações, acesse: 
https://lattes.cnpq.br/7419940462035314



 
Currículo Materiais da Aula Fórum Atividade Preparatória
Currículo do Professor Materiais da Aula Fórum
Atividade 1

 
Atividade Preparatória
Atividade 2
Pergunta Dissertativa Aula ao Vivo Mensagem da Tutoria Avaliação da Aula
Pergunta Dissertativa - PBL 
Atividade 3
 
Aula ao Vivo
23/09/2014 - 20h às 22h
30/09/2014 - 20h às 22h
Mensagem da Tutoria Avaliação da Aula
Aula 7 – Operações de Arrendamento Mercantil e Custo de Empréstimos
 

 

 
Bibliografia BásicaBibliografia Básica



Pronunciamento técnico CPC 06 (R1) 
Fonte: COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Pronunciamento técnico CPC 06 (R1) – Operações de arrendamento mercantil – Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IAS 17 – Leases, 2010.
Disponível em: https://static.cpc.mediagroup.com.br/Documentos/163_CPC_06_R1_rev%2003.pdf
Acesso em: 17 Set. 2014
Palavras-chave: CPC 06; Arrendamento Mercantil Financeiro; Arrendamento Mercantil Operacional.



Pronunciamento técnico CPC 20 (R1) 
Fonte: COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Pronunciamento técnico CPC 20 (R1) – Custos de empréstimos – Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IAS 23 – Borrowing, 2011.
Disponível em: https://static.cpc.mediagroup.com.br/Documentos/281_CPC20_R1.pdf
Acesso em: 17 Set. 2014
Palavras-chave: CPC20; Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade; Custos de Empréstimos Elegíveis à Capitalização.

 

 
Bibliografia ComplementarBibliografia Complementar



Evidenciação contábil: análise comparativa da aplicação das normas internacionais de contabilidade e das normas vigentes no Brasil em operações de arrendamento mercantil financeiro.
Fonte: SANTOS, N. A., RAIMUNDINI, S. L.; SOUSA, C. A. B. Evidenciação contábil: análise comparativa da aplicação das normas internacionais de contabilidade e das normas vigentes no Brasil em operações de arrendamento mercantil financeiro. Enfoque: Reflexão Contábil, Paraná, v.26, n. 2, p. 72-81, 2007.
Disponível em: https://www.dcc.uem.br/enfoque/new/enfoque/data/1216127711.pdf
Acesso em: 17 Set. 2014
Palavras-chave: Evidenciação Contábil; Normas Internacionais de Contabilidade; Normas Brasileira de Contabilidade; Legislação Fiscal; Arrendamento Mercantil.



Análise da variação nos índices de endividamento e liquidez e do nível de divulgação das empresas do setor de alimentos processados com a adoção das normas internacionais.
Fonte: TONETTO FILHO, V.; FREGONESI, M. S. F. A. Análise da variação nos índices de endividamento e liquidez e do nível de divulgação das empresas do setor de alimentos processados com a adoção das normas internacionais. In Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, São Paulo, v. 10, 2010.
Disponível em: https://www.congressousp.fipecafi.org/web/artigos102010/513.pdf
Acesso em: 17 Set. 2014
Palavras-chave: Contabilidade; Endividamento; Normas.



Evidências do Entendimento de Quatro Pronunciamentos Contábeis por Auditores Independentes do Brasil.
Fonte: ALMEIDA, N. S.; LEMES, S. Evidências do Entendimento de Quatro Pronunciamentos Contábeis por Auditores Independentes do Brasil. Rev. adm. contemp, v. 17, n. 1, p. 83-105, 2013.
Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rac/v17n1/v17n1a06.pdf
Acesso em: 17 Set. 2014
Palavras-chave: Pronunciamentos Contábeis; Entendimento das Normas; Auditores Independentes.