Aula 8 - Redução ao Valor Recuperável de Ativos

03/11/2014 22:49

Prezado(a) Aluno(a), 

Seja bem-vindo(a) à Disciplina 2 – Ativos, Passivos, Receitas e Despesas.

Após ter trabalhado com os conceitos básicos que são necessários para o pleno entendimento das normas contábeis em IFRS na disciplina Princípios e Instrumentos, o curso parte para o tratamento mais aplicado desses conceitos, com o tratamento das normas contábeis sobre Ativos, Passivos, Receitas e Despesas. Este módulo buscará situar os participantes deste MBA USP Contabilidade em IFRS em relação ao tratamento dado em termos de reconhecimento de perdas por redução ao valor recuperável de ativos (impairment).

A Aula 8 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos apresenta os princípios contábeis das normas IFRS em termos de quando e como reconhecer perdas em função da desvalorização de um ativo, com discussões a respeito de como devem ser aplicados.

Conteúdo: conceitos relevantes, princípios de mensuração do valor recuperável de ativos, incluindo o valor justo menos despesa de venda e o valor em uso, e princípios de reconhecimento das perdas.

Vamos começar o nosso percurso? 

Bons estudos a todos!

 
Profa. Dra. Flávia Zóboli Dalmácio



  • Doutorado em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP (2009).
  • Mestrado em Ciências Contábeis pela FUCAPE (2004).
  • Especialista em Contabilidade Gerencial pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo (2000).
  • Bacharelado em Ciências Contábeis pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo (1997).
  • Atualmente, é Professora Doutora do Departamento de Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo. Participa da Vice-Coordenação do Laboratório de Contabilidade Internacional da FEA/USP. Possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, participa ativamente de congressos nacionais e internacionais de contabilidade e atua como avaliadora ad hoc em diversos periódicos científicos na área contábil. Tem experiência na área de Contabilidade, com interesse de pesquisa nos seguintes temas: Contabilidade Societária, Teoria da Contabilidade, Informação Contábil e Mercado de Capitais, Analistas de Investimentos e Governança Corporativa.

 

Para maiores informações, acesse: 
https://lattes.cnpq.br/7419940462035314

Aula 8 - Redução ao Valor Recuperável de Ativos

 


 

Currículo Materiais da Aula Fórum Atividade Preparatória
Currículo do Professor Materiais da Aula Fórum
Atividade 1

 
Atividade Preparatória
Atividade 2

 

Pergunta Dissertativa Aula ao Vivo Mensagem da Tutoria Avaliação da Aula
Pergunta Dissertativa - PBL 
Atividade 3
 
Aula ao Vivo
07/10/2014 - 20h às 22h
14/10/2014 - 20h às 22h
Mensagem da Tutoria Avaliação da Aula

 

 
Bibliografia BásicaBibliografia Básica



Pronunciamento técnico CPC 06 (R1) 
Fonte: COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Pronunciamento técnico CPC 06 (R1) – Operações de arrendamento mercantil – Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IAS 17 – Leases, 2010.
Disponível em: https://static.cpc.mediagroup.com.br/Documentos/163_CPC_06_R1_rev%2003.pdf
Acesso em: 17 Set. 2014
Palavras-chave: CPC 06; Arrendamento Mercantil Financeiro; Arrendamento Mercantil Operacional.



Pronunciamento técnico CPC 20 (R1) 
Fonte: COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Pronunciamento técnico CPC 20 (R1) – Custos de empréstimos – Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IAS 23 – Borrowing, 2011.
Disponível em: https://static.cpc.mediagroup.com.br/Documentos/281_CPC20_R1.pdf
Acesso em: 17 Set. 2014
Palavras-chave: CPC20; Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade; Custos de Empréstimos Elegíveis à Capitalização.



 
 
Bibliografia ComplementarBibliografia Complementar



Evidenciação contábil: análise comparativa da aplicação das normas internacionais de contabilidade e das normas vigentes no Brasil em operações de arrendamento mercantil financeiro.
Fonte: SANTOS, N. A., RAIMUNDINI, S. L.; SOUSA, C. A. B. Evidenciação contábil: análise comparativa da aplicação das normas internacionais de contabilidade e das normas vigentes no Brasil em operações de arrendamento mercantil financeiro. Enfoque: Reflexão Contábil, Paraná, v.26, n. 2, p. 72-81, 2007.
Disponível em: https://www.dcc.uem.br/enfoque/new/enfoque/data/1216127711.pdf
Acesso em: 17 Set. 2014
Palavras-chave: Evidenciação Contábil; Normas Internacionais de Contabilidade; Normas Brasileira de Contabilidade; Legislação Fiscal; Arrendamento Mercantil.



Análise da variação nos índices de endividamento e liquidez e do nível de divulgação das empresas do setor de alimentos processados com a adoção das normas internacionais.
Fonte: TONETTO FILHO, V.; FREGONESI, M. S. F. A. Análise da variação nos índices de endividamento e liquidez e do nível de divulgação das empresas do setor de alimentos processados com a adoção das normas internacionais. In Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, São Paulo, v. 10, 2010.
Disponível em: https://www.congressousp.fipecafi.org/web/artigos102010/513.pdf
Acesso em: 17 Set. 2014
Palavras-chave: Contabilidade; Endividamento; Normas.



Evidências do Entendimento de Quatro Pronunciamentos Contábeis por Auditores Independentes do Brasil.
Fonte: ALMEIDA, N. S.; LEMES, S. Evidências do Entendimento de Quatro Pronunciamentos Contábeis por Auditores Independentes do Brasil. Rev. adm. contemp, v. 17, n. 1, p. 83-105, 2013.
Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rac/v17n1/v17n1a06.pdf
Acesso em: 17 Set. 2014
Palavras-chave: Pronunciamentos Contábeis; Entendimento das Normas; Auditores Independentes.