Aula 1 - Conceitos Contábeis e Governança Corporativa

20/08/2014 22:40
Aula 1 - Conceitos Contábeis e Governança Corporativa 
 
Prezado(a) Aluno(a), 

Seja bem-vindo(a) à Disciplina 1 – Princípios e Instrumentos.

Aqui, após ter vivenciado um pouco a dinâmica do curso por meio da Disciplina Ambientação, você iniciará os seus estudos de fato, com a Disciplina 1 – Princípios e Instrumentos. Esta Disciplina buscará situar os participantes deste MBA USP Contabilidade em IFRS em relação aos conceitos básicos que são necessários para o pleno entendimento das normas contábeis em IFRS.

A Aula 1 – Conceitos Contábeis e Governança Corporativa, que inicia esta disciplina, trata dos conceitos relacionados às características da informação contábil voltada para a divulgação a investidores e credores, os problemas de governança corporativa relacionados, suas diferenças para a contabilidade elaborada para fins fiscais e os conceitos de identificação, reconhecimento e mensuração de ativos e passivos, receitas e despesas.

Conteúdo: Relações entre investidores, credores, governo e gestores e função da informação financeira, conceito de Contabilidade e função das normas contábeis, Reconhecimento e Mensuração de ativos e passivos, diferenças entre Lucro e Fluxo de Caixa e reconhecimento e mensuração de receitas e despesas.

Vamos começar o nosso percurso? 

Bons estudos a todos!


 

Prof. Dr. Sílvio Hiroshi Nakao




  • Doutorado em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (2003).
  • Mestrado em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (2000).
  • Graduação em Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1996) e graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto (1992).
  • Atualmente, é Professor Doutor da Universidade de São Paulo na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP e pesquisador em tributação e informações contábeis.

Para maiores informações, acesse: 
https://lattes.cnpq.br/3032618801971599
 
Aula 1 - Conceitos Contábeis e Governança Corporativa
Bibliografia Complementar

 

Earnings management: estudo de caso do Banco Nacional
Fonte: CUPERTINO, C. M. Earnings management: estudo de caso do Banco Nacional. Revista Contabilidade e Finanças, v. 17, n. 41, 2006.
Disponível em: https://www.spell.org.br/documentos/ver/24263/earnings-management--estudo-de-caso-do-banco-nacional/i/pt-br
Acesso em: 27 Jun. 2014
Palavras-chave: Gerenciamento de Lucros; Problemas de Agência; Banco Nacional S.A.



A concentração do controle acionário e a política de dividendos das empresas listadas na Bovespa: uma abordagem exploratória à luz da teoria da agência
Fonte: DALMÁCIO, F. Z., CORRAR, L. J. A concentração do controle acionário e a política de dividendos das empresas listadas na Bovespa: uma abordagem exploratória à luz da teoria da agência. Revista de Contabilidade e Organizações - FEARP/USP, v. 1, n. 1, 2007.
Disponível em: https://www.rco.usp.br/index.php/rco/article/view/1/5
Acesso em: 27 Jun. 2014
Palavras-chave: Controle Acionário; Política de Dividendos; Bovespa; Mercado Brasileiro; Teoria de Agência. 



Avaliação de empresas: da mensuração contábil à econômica
Fonte: MARTINS, E. Avaliação de empresas: da mensuração contábil à econômica. Caderno de Estudos, v. 13, n. 24, 2000.
Disponível em: https://www.eac.fea.usp.br/cadernos/completos/cad24/Revista_24_Art_2.pdf
Acesso em: 27 Jun. 2014
Palavras-chave: Métodos ou Princípios de Avaliação; Valores de Entrada; Valores de Saída; Custo de Oportunidade; Risco; Lucro; Patrimônio.



Assimetria de informação na negociação de ações, características econômico-financeiras e governança corporativa no mercado acionário brasileiro
Fonte: MARTINS, O. Silva, PAULO, E. Assimetria de informação na negociação de ações, características econômico-financeiras e governança corporativa no mercado acionário brasileiro. Revista contabilidade finanças, vol. 25, n. 64, 2014.
Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/80748
Acesso em: 27 Jun. 2014
Palavras-chave: Informação Privilegiada; Insider Trading; Mercado de Capitais.




Gerenciamento de resultados e a relação com o custo da dívida das empresas brasileiras abertas
NARDI, P. C. C., NAKAO, S. H. Gerenciamento de resultados e a relação com o custo da dívida das empresas brasileiras abertas. Revista Contabilidade e Finanças, v. 20, n. 51, 2009.
Disponível em: https://www.spell.org.br/documentos/ver/6387/gerenciamento-de-resultados-e-a-relacao-com-o-custo-da-divida-das-empresas-brasileiras-abertas/i/pt-br
Acesso em: 27 Jun. 2014
Palavras-chave: Gerenciamento de Resultados; Accruals Discricionários; Custo da Dívida.
 
 
 
Bibliografia Básica



CPC 00 – Estrutura conceitual para elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro
Fonte: CPC COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS – CPC. CPC-00 (R1): Estrutura conceitual para elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro
Disponível em: https://www.cpc.org.br/CPC
Acesso em: 27 Jun. 2014



Sugestão de Livros:


Teoria da contabilidade
Fonte: HENDRIKSEN, E. S., VAN BREDA, M. F. Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, 1999.



Teoria avançada da contabilidade
Fonte: IUDÍCIBUS, S., LOPES, A. B. (coord.). Teoria avançada da contabilidade. São Paulo: Atlas, 2004.



Journal of Financial Economics
Fonte: JENSEN, M. C., MECKLING, W. H. Theory of the firm: managerial behavior, agency costs and ownership structure. Journal of Financial Economics, v. 3, n. 4, 1976.



IFRS 2012
Fonte: MACKENZIE, B. et al. IFRS 2012. Porto Alegre: Bookman, 2013.




Avaliação de empresas: da mensuração contábil à econômica
Fonte: MARTINS, E. (Org.) Avaliação de empresas: da mensuração contábil à econômica. São Paulo: Atlas, 2001.




Manual de Contabilidade Societária - Aplicável a Todas as Sociedades
Fonte: MARTINS, E., GELBCKE, E. R., SANTOS, A., Iudícibus, S. Manual de Contabilidade Societária - Aplicável a Todas as Sociedades. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2013.


 
 
Para participar da "Atividade Preparatória" é necessário que você reflita sobre os materiais disponíveis (aula ao vivo - parte 1 e apostila) da Aula 1 – Conceitos Contábeis e Governança Corporativa e suas implicações práticas. Após esta reflexão você deverá enviar uma pergunta, um comentário ou uma reflexão que serão respondidas ou abordadas, de maneira direta ou indireta, pelo professor durante a aula ao vivo parte 2. 
Disponível a partir de : segunda, 30 junho 2014, 02:00
Data de entrega: terça, 7 julho 2015, 02:00
Última edição: sábado, 5 julho 2014, 11:27 (181 palavras)

"A Contabilidade é um mecanismo de governança corporativa que auxilia o Principal no monitoramento do desempenho do Agente."(Parte 1, Apostila, pag 8). 
**************************************************

De outra perspectiva, no entanto, é simplesmente despropositado que alguém de fora da empresa (Fisco) receba mais informações do que empresário utiliza.

Agora com o Sistema Público de Escrituração Digital, o governo passa a ter todas as informações capaz de mapear toda a empresa, no que ela tem de mais importante: clientes, produtos, receitas, custos, concorrentes, entrega, empregados e resultado.

A dificuldade de adaptação nas pequenas e médias empresas é a falta de integração e conhecimento da importância e disseminação e uso das informações. Os empresários precisam compreender onde estão os lucros e as perdas, e que despesas estão dentro do previsto ou fora de propósito. Eles é que necessitam de dados precisos e acionáveis porque são eles que precisam agir. Necessitam de um fluxo constante e imediato e visões completas da informação certa. 

E hoje essas informações estão disponíveis às partes Interessadas, para as " pequenas e médias empresas": fisco e empresários" quem passará a utilizá-las primeiro?



 

Feedback de Tutor