Aula 10 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes

20/12/2014 21:40

Prezado(a) Aluno(a), 

Seja bem-vindo(a) à Disciplina 2 – Ativos, Passivos, Receitas e Despesas.

Após ter trabalhado com os conceitos básicos que são necessários para o pleno entendimento das normas contábeis em IFRS na disciplina Princípios e Instrumentos, o curso parte para o tratamento mais aplicado desses conceitos, com o tratamento das normas contábeis sobre Ativos, Passivos, Receitas e Despesas. Essa Disciplina buscará situar os participantes deste MBA USP Contabilidade em IFRS em relação ao tratamento dado para as provisões, para os passivos contingentes e para os ativos contingentes.

A Aula 10 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes apresenta os princípios contábeis das normas IFRS em termos de reconhecimento e mensuração de provisões e da divulgação de passivos contingentes e ativos contingentes.

Conteúdo: conceitos relevantes, princípios de reconhecimento e mensuração de provisões, definições e formas de divulgação de passivos e ativos contingentes.

Vamos começar o nosso percurso?

Bons estudos a todos!

 

Aula 10 - Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes

 
Prof. Dr. Marcelo Botelho da Costa Moraes

  • Doutorado em Ciências na área de Economia, Organizações e Gestão do Conhecimento pela Universidade de São Paulo – USP (2011).
  • Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo – USP (2007).
  • Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo – USP (2003).
  • Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo (USP), na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) no Departamento de Contabilidade. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente com docência e pesquisa em Contabilidade Financeira e Métodos Quantitativos.
 
 
Bibliografia BásicaBibliografia Básica



Pronunciamento técnico CPC 25 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes – Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 37
Fonte: COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Pronunciamento técnico CPC 25 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes – Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 37 – Provisions, Contingent Liabilities and Contingent Assets, 2009.
Disponível em: https://static.cpc.mediagroup.com.br/Documentos/304_CPC_25.pdf
Acesso em: 29 Out. 2014
Palavras-chave: Passivo Contingente; Ativo Contingente; Alienação Esperada de Ativo.


 
 
Bibliografia ComplementarBibliografia Complementar



Divulgação do Passivo: Um Enfoque sobre o Passivo Contingente no Setor Químico e Petroquímico Brasileiro.
Fonte: Farias, M. R. S. (2004). Divulgação do Passivo: Um Enfoque sobre o Passivo Contingente no Setor Químico e Petroquímico Brasileiro. Dissertação (mestrado) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo).
Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-09012006-121101/pt-br.php
Acesso em: 29 Out. 2014
Palavras-chave: Passivo e Patrimônio Líquido; Setor Químico; Setor Petroquímico.




Provisões, Contingências e Normas Contábeis: Um Estudo de Gerenciamento de Resultados com Contencioso Legal no Brasil.
Fonte: Ribeiro, A. D. C. (2012). Provisões, Contingências e Normas Contábeis: Um Estudo de Gerenciamento de Resultados com Contencioso Legal no Brasil. Dissertação (mestrado) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo).
Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-17052012-114448/pt-br.php
Acesso em: 29 Out. 2014
Palavras-chave: Gerenciamento de Resultados; Provisão; Ativo Contingente; Passivo Contingente; Contencioso Legal Tributário.




Gerenciamento da Informação Contábil Através das Provisões Técnicas Constituídas por Sociedades Seguradoras.

Fonte: Rodrigues, A., & Martins, E. (2009). Gerenciamento da Informação Contábil Através das Provisões Técnicas Constituídas por Sociedades Seguradoras.Revista Universo Contábil, 6(1), 46-66.
Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1170/117012552004.pdf
Acesso em: 29 Out. 2014
Palavras-chave: Informação Contábil; Provisões Técnicas; Regulação; Seguro.