Aula 2 - Pronunciamento Conceitual Básico

20/08/2014 22:44
Aula 2 - Pronunciamento Conceitual Básico 
 
Prezado(a) Aluno(a), 

Seja bem-vindo(a) à continuação da Disciplina 1 – Princípios e Instrumentos.

Após darmos início ao curso com a Aula 1 – Conceitos Contábeis e Governança Corporativa, vamos continuando a Disciplina 1 – Princípios e Instrumentos, de forma a aprofundar os conceitos básicos que são necessários para o pleno entendimento das normas contábeis em IFRS.

Nesta Aula 2 – Pronunciamento Conceitual Básico, vamos aprofundar os conceitos relacionados às características da informação contábil voltada para a divulgação a investidores e credores, discutindo o objetivo das demonstrações contábil-financeiras, bem como rever os conceitos de ativos e passivos, receitas e despesas.

Conteúdo: A Estrutura Conceitual, o objetivo da informação contábil-financeira, mudanças nos recursos econômicos e reivindicações, características qualitativas da informação contábil-financeira, premissas e elementos das demonstrações contábeis.

Vamos conhecer essa Estrutura Conceitual? 


 

Bons estudos a todos!
 
Prof. Dr. Marcelo Botelho da Costa Moraes

 

  • Doutorado em Ciências na área de Economia, Organizações e Gestão do Conhecimento pela Universidade de São Paulo – USP (2011).
  • Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo – USP (2007).
  • Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo – USP (2003).
  • Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo (USP), na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) no Departamento de Contabilidade. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente com docência e pesquisa em Contabilidade Financeira e Métodos Quantitativos.

Para maiores informações, acesse:
https://lattes.cnpq.br/3636122087109794
 
Aula 2 - Pronunciamento Conceitual Básico
Bibliografia Complementar

 


Percepção dos Estudiosos da Teoria da Contabilidade sobre as Propostas de Modificação da Estrutura Conceitual do IASB: Uma Análise a partir do Enfoque Habermasiano
Fonte: ARAÚJO, D. J. C.; ARAUJO, J. G.; PRAZERES, R. V.; ARAÚJO, J. G. N.; VIEIRA, E. M. M. Percepção dos Estudiosos da Teoria da Contabilidade sobre as Propostas de Modificação da Estrutura Conceitual do IASB: Uma Análise a partir do Enfoque Habermasiano. XIV Congresso USP, São Paulo, Julho, 2014.
Disponível em: https://congressousp.fipecafi.org/web/artigos142014/435.pdf
Acesso em: 11 Jul. 2014
Palavras-chave: Pronunciamento Conceitual Básico; Teoria Critica; Enfoque Habermasiano.



A adoção no Brasil das normas internacionais de contabilidade IFRS: o processo e seus impactos na qualidade da informação contábil
Fonte: A adoção no Brasil das normas internacionais de contabilidade IFRS: o processo e seus impactos na qualidade da informação contábil. Revista de Economia & Relações Internacionais, vol. 10, n. 20, janeiro, 2012.
Disponível em: https://www.faap.br/faculdades/economia/ciencias_economicas/pdf/revista_economia_20.pdf
Acesso em: 11 Jul. 2014
Palavras-chave: Orçamento Público; Transparência; Cidadania; Controle Social.



Percepções de lucro sob a perspectiva contábil e econômica: um levantamento comparativo entre estudantes universitários e profissionais formados
Fonte: MIRANDA, C. S.; MORAES, M. C. B.; BONACIM, C. A. G. Percepções de lucro sob a perspectiva contábil e econômica: um levantamento comparativo entre estudantes universitários e profissionais formados. Revista de Informação Contábil, vol. 6, n. 4, p. 23-41, Out-Dez, 2012.
Disponível em: https://www.revista.ufpe.br/ricontabeis/index.php/contabeis/article/viewFile/413/315
Acesso em: 11 Jul. 2014
Palavras-chave: Lucro Contábil; Lucro Econômico; Mensuração de Valor; Aprendizado.

 

Bibliografia BásicaBibliografia Básica



Pronunciamento Conceitual Básico (R1) - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro
Fonte: Pronunciamento Conceitual Básico (R1) – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro. Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
Disponível em: https://static.cpc.mediagroup.com.br/Documentos/147_CPC00_R1.pdf
Acesso em:11 Jul. 2014
Palavras-chave: Relatório Contábil-Financeiro; Demonstrações Contábeis; Estrutura Conceitual.