Casos de Sucesso - Eliminando Papel com a Cerificação

16/07/2012 22:09

Hospital Samaritano    

A Certisign desenvolveu um projeto personalizado para implantação do certificado digital no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) do Hospital Samaritano. Com um investimento de R$ 400 mil, a instituição espera ter um retorno em até 24 meses só com a redução de 500 mil folhas de papéis que são impressas pelo hospital todo mês.

 

A implantação do sistema permitiu a integração de 2.500 funcionários no uso da certificação digital no PEP, reduziu o volume de impressão e armazenamento, bem como os erros de grafia e compreensão no entendimento de documentações e laudos médicos. O projeto também aumentou a segurança dos registros dos pacientes, uma vez que diminui a necessidade de armazenagem de documentos pelas dependências do Hospital. Agora, tanto a geração quanto a armazenagem dos arquivos são eletrônicas, já que a certificação digital possui validade jurídica.

 

“A certificação digital é fundamental para o uso do prontuário do paciente, verdadeiramente, eletrônico. Ela assegura, sob ponto de vista ético e legal, que a informação registrada somente nos meios eletrônicos é verdadeira, original (o papel impresso passa a ser a "cópia") e de autoria de quem a assina digitalmente. Além disso, possui meios que garantem que a informação ali gravada é imutável. Ao usar o prontuário com seu certificado digital, o médico não necessita mais imprimir e assinar cada documento gerado no sistema de gestão hospitalar, o Tasy” , afirma o gerente médico do Hospital Samaritano de São Paulo, Dr. Eneas Faleiros.

 

Em 2010, o Samaritano totalizou 1,495 milhão de atendimentos, tendo como premissa que “tudo tem que nascer do ato da prescrição eletrônica”. Atento a esse detalhe, a implantação do certificado digital no PEP foi realizada de uma maneira que contemplasse também os profissionais de saúde eventuais, ou chamados de “internistas”. Ou seja, com esse projeto, aqueles que prescrevem em nome do médico, mas, neste caso, com o seu próprio certificado digital e dados cadastrados no sistema, também são beneficiados.

 

Segundo o gerente executivo de TI do Hospital Samaritano, Klaiton Luis Ferreti Simão, “a instituição doou um certificado digital para cada profissional de saúde justamente para incentivar e disseminar de maneira mais rápida o uso da ferramenta. E, com isso, está sendo possível beneficiar todas as áreas do hospital”, afirma.

 

Klaiton explica também que o processo de certificação digital é parte de um projeto de investimentos em novas tecnologias que o Hospital tem feito nos últimos anos. “Hoje, o paciente já pode levar para casa a ressonância em um CD ou obter os resultados dos exames pela Internet. Além disso, já estamos normatizados com as exigências do TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar) no que diz respeito a aplicação do PEP. Todo esse investimento também tem um retorno muito rápido, porque agiliza e reduz o tempo gasto com burocracias internas.

 

Em 2010, por exemplo, foram contabilizadas 14.500 internações, 11.141 cirurgias e partos, 135.271 atendimentos de emergência, 1.334.654 de exames realizados e um total de 4.959 pacientes atendidos por dia. E esse processo de informatização, investimentos em novas tecnologias, ampliações e instalações também têm contribuído para que o Samaritano receba, a cada dois anos, a retificação do selo de qualidade da Joint Comission International (JCI).

 

A entidade JCI é uma organização de acreditação mundial de hospitais e laboratórios e uma das exigências para que as instituições tenham o selo é justamente a implantação de um nível elevado de informatização dos processos.