2ª Aula: Tema 2: Criação e Evolução: são compatíveis

23/03/2014 12:27

 2ª Aula: Tema 2: Criação e Evolução: são compatíveis 
 

No Gênese, depois de cada dia da criação há um refrão que se repete constantemente: "E Deus viu que isso era bom" o ( Gn 1,10.12.18.21.25). Ou seja, até o versículo 25 esta frase repete 5 vezes. Todas as coisas são boas porque vieram de um Deus que é necessariamente bom. O versículo 26 diz: " façamos o homem à nossa imagem e semelhança". Somente o homem, o varãoNão. O Versículo 27 explica mais: " Deus criou à sua imagem; criou a imagem de Deus, criou o Homem e a Mulher". Antes deste versículo, as frases utilizadas eram "faça-se", "produza", "façam-se", "Deus fez", "Deus criou". Somente agora aparece uma espécie de diálogo interno ao próprio Deus "façamos". Quem? Nós. Isso deu o que pensar! Por outro lado, até agora nenhuma criatura havia sido feito " à nossa imagem e semelhança". Certamente, elas foram criadas por Deus. Somente quando aparece o ser  humano é que a Sagrada Escritura considera que a criação está completa e então se pode afirmar que Deus " viu que tudo era muito bom" (1,31). Ou seja, a obra da criação só é muito boa quando o ser humano aparece.

 

A - SUMÁRIO

-Introdução: criação, fé e razão

 
  1. Textos biblicos fundamentais:
1.1 Gn 1,1 - 2,4: o mistério da criação
1.2 Criação e "teoria do átomo primordial"
1.3 Gn 2,5 - 25: a origem do ser humano
1.4 Criação e evolução
1.5 Monogenismo e poligenismo
1.6 Um texto do Novo Testamento: Cl 1,15-17
 

2.  O ato criador de Deus

2.1 A criação é obra comum das Três Pessoas divinas ( Cat.292)

2.2 Criação para a glória de Deus (CV I)

2.3 A Providência divina

 

3. As criaturas

3.1 Os anjos: criação espiritual

3.2 O mundo: criação material

3.3 O homem: espiritual e material

 

B - EXPLICANDO OS CONCEITOS:

 
  1. Ato criador: é a "criação ativa", isto é, a ação pela qual Deus produz a totalidade do que existe.
  2. Criação " ex nihilo": criação " a partir do nada", isto é,  a produção de todas as coisas sem que exista uma realidade preexistente.
  3. Criacionismo: hoje em dia tem basicamente dois sentidos: a) a defesa da doutrina da criação, mas sem nada dizer em relação a teorias científicas posteriores; b) uma teoria fundamentalista que se opões ao evolucionismo e tenta explicar os primeiros capítulos do Gênesis de maneira literal e fundamentalista.
  4. Evolucionismo: teoria defendida originalmente por Lamarck e Wallace e popularizada por Darwin, em 1859, com a publicação de um livro: " A origem das espécies". Essa teoria procura explicar as alterações sofridas pelas diversas espécies". Essa teoria procura explicar as alterações sofridas pelas diversas espécies ao longo do tempo em sua relação com o meio ambiente no qual vivem.
  5. Monogenismo: teoria segundo o qual na origem do ser humano estaria o fato de Deus teria criado um único casal (homem e mulher).
  6. Poligenismo: teoria segundo a qual na origem do ser humano estaria o fato de que Deus teria criado vários casais.
  7. Providência Divina: é a disposição pela qual " Deus conduz com sabedoria e amor todas as criaturas até o seu fim último (Cat.321).

C -  DEVER DE CASA:

 
Ler no Catecismo da Igreja Católica, os número 309 a 314 e responder às seguintes perguntas:
 
  1. Se Deus é bom e é o Criador, por que o mal existe? 
  2. Por que o  mundo não é tão perfeito a tal ponto de não existir mal algum? 
  3. Distinga o mal físico do mal moral.