Google     

 

O governo sai na frente  usando  a tecnologia de alta qualidade, que está disponível a toda pequena e média empresa.

A dificuldade de adaptação nas empresas é a falta de integração e conhecimento da importância  e disseminação e uso das informações. Os empresários precisam compreender onde estão os lucros e as perdas, e que despesas estão dentro do previsto ou fora de propósito. Eles é que necessitam de dados precisos e acionáveis porque são eles que precisam agir. Necessitam de um fluxo constante e imediato e visões completas da informação certa.

Tirania disfarçada 

Entender a administração apenas como forma de controle cria o que ele chama de “tirania leve”. Entretanto, as empresas deveriam valorizar atributos como iniciativa, criatividade e paixão, os quais não podem ser impostos. 

Segundo Hamel, a mudança que trará a inovação deve passar por: 

  1. Aprender com a vanguarda: há organizações de hierarquia descentralizada. “Em vez de levar as decisões para cima, leve o conhecimento para baixo, descentralizando as decisões.”
  2. Questionar crenças: disciplina, controle e responsabilidade são importantes, mas não são obtidos apenas com procedimentos detalhados, supervisão severa e determinação de limites. Isso destrói a criatividade.
  3. Desenvolver novos princípios: uma empresa mais dinâmica não usa princípios tradicionais para resolver problemas novos.
  4. Investir na experimentação: a internet é o meio ideal para isso, pois nela o custo diminui rapidamente.

 

Se as informações sobre sistemas de produção, problemas de produtos, crises e oportunidades dos clientes, quedas nas vendas e outras notícias importantes se disseminarem pela organização numa questão de minutos, em vez de em dias, e se as pessoas certas puderem estar trabalhando nas questões em poucas horas, em vez de em dias, a empresa obterá uma enorme vantagem.

Agora com o Sistema Público de Escrituração Digital, o governo passa a ter todas as informações capaz de mapear toda a empresa, no que ela tem de mais importante: clientes, produtos, receitas, custos, concorrentes, entrega, empregados e resultado.

De outra perspectiva, no entanto, é simplesmente despropositado que alguém de fora da empresa receba mais informações do que você (empresário) utiliza.

Não basta apenas ter os dados. “É preciso gerar conhecimento, analisá-los, compartilhá-los” (Peter Hirshberg, cofundador do Re:imagine Group).                                                                                                                         

A prioridade única nas empresas é a integralização do sistema entre os departamentos que geram essas informações determinado pelo grau em que sua infra-estrutura de TI conecta, compartilha e estrutura essas inform a ções.

Características de empresas inteligentes 

Segundo Rometty, a empresa inteligente não é mais aquela mais eficiente. Os custos caíram muito, e todas as empresas serão um centro de excelência em alguma área. Permanecerão no mercado as capazes de criar valor e gerar confiança. Ela salienta que há muitas redes que possibilitam contato, mas não confiança. No entanto, as empresas autênticas geram confiança. 

A organização do futuro fará uso de informação para criar produtos e serviços ainda inexistentes. Esse será o maior desafio empresarial de nosso tempo. As empresas inteligentes serão reconhecidas por: 

● Tomarem decisões baseadas em análises preditivas, obtendo mais vantagem competitiva.

● Infundirem inteligência em tudo que fazem, gerando estatísticas diferentes e diminuindo o tempo de suas operações.

● Entregarem valor a indivíduos, e não a um segmento de clientes, realizando o marketing one-to-one.

Aplicações e dados isolados, por mais simples e gratúitos que sejam, vão produzir sérios comprometimentos com o governo e também um comportamento empresarial altamente não funcional.

As empresas mais eficientes levam vantagem sobre suas concorrentes. Isso as incentiva a adotar tecnologias que as tornem mais produtivas. À medida que os documentos ficarem mais flexíveis, mais ricos em conteúdos de multimídia e menos presos ao papel, as formas de colaboração e comunicação entre as pessoas se tornarão mais ricas e menos amarradas ao local onde estão instaladas.

A primeira regra de qualquer tecnologia utilizada nos negócios  é que a automação aplicada a uma operação eficiente aumenta a eficiência. A segunda é que a automação aplicada a uma operação ineficiênte aumenta a ineficiência.

Os empresários de uma empresa de qualquer tamanho deveriam primeiro parar e pensar sobre como gostariam que sua empresa funcionasse. Quais são seus processos essenciais e seus bancos de dados fundamentais? Idealmente, como a informação deveria circular? Ou seja, primeiro a estratégia, o que fazer e depois como fazer que é a  qualidade e a inovação  em todo os processos que serão adotados.

Uma empresa deveria também examinar todos os seus processos internos, tais como avaliação de empregados, planejamento de negócios , análise de vendas e desenvolvimento de produtos, e determinar de que forma as redes e outras informações eletrônicas podem tornar essas operações mais eficazes.

O local de trabalho completamente digital é chamado usualmente de "escritório sem papel", uma expressão que remonta pelo menos a 1973. É o fim das pilhas de papel onde não se encontra o que se precisa. Nada de manusear volumes de livros e relatórios para achar a informação de vendas. Nada de formulários enviados para o lugar errado, faturas perdidas, lançamentos redundantes, cheques desaparecidos ou atrasos causados por trabalho de escrita incompleto.

Para o profissional da contabilidade o escritório sem papel, tal como a inteligência artificial, é uma daquelas coisas "para qualquer momento" que parecem nunca chegar.

Hoje, temos todas as peças no lugar para tornar realidade essa visão. Uma das premissas do Sistema Público de Escrituração Digital  e a utilização a Certificação Digital, foi a eliminação de papel, com isso  iniciaram a possibilidade de inovações nos processos que são impossíveis com os sitemas baseados em papel.

Segundo Pfeffer, o grande desafio das empresas é transformar o conhecimento em ação. “Há um grande descompasso entre o saber e o fazer” (Jeffrey Pfeffer, professor de Comportamento Organizacional da Stanford Graduate School of Business).

"O gênio consiste em 1% de inspiração e 99% de transpiração."

Thomas Alva Edison (in Revista Harper's, Setembro de 1932)

 

MANUAL DE TÉCNICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Um Estudo Sobre As Dificuldades Na Implantação Digital (SPED) das Micro e Pequenas Empresas

Escrituração Fiscal Digital - ECF

Vai dispensar um ERP?!""

1º Fórum de Goiânia 2012

Veja Também:Tributação ótima. Isso existe?

O resultado é que uma pequena empresa  pode competir com maior eficácia com as grandes.

Sobre a Malha Fiscal da SEFAZ de Goiás...

ERP – show de bola na gestão empresarial digital

91% das empresas brasileiras gostariam de mais orientação tributária.

MPS.BR: Promovendo a Adoção de Boas Práticas de Engenharia de Software pela Indústria Brasileira

EFD Contribuições - Perguntas e respostas - José Adriano...

  Classificação de Mercadorias - NCM

Fundador da TOTVS lança e-book sobre sua vida e carreira

 



Como fazer a implantação/retificação com êxito do SPED FISCAL?

Des  afio:

  1. Revisar toda tributação adotada no sistema com a orien tação do contabil ista.
  2. Una as competências do pessoal de TI da empresa contábil versus o pessoal de TI da empresa. Caso tenha contabilidade externa.
  3. Parametrizar minuciosamente o sistema, fazer uma auditoria nas configurações do sistema.
  4. Adotar algum tipo de auditoria eletrônica.
  5. A pessoa que se encarregar dos controles internos da empresa: Estoque, Faturista, Financeiro, ter contato direto com o contabilista caso ocorra qualquer dúvida no processo de geração e configuração.

Dicas Tiradas do Vídeo

Veja também: SPED na prática...

Multas e EFD Contribuições sem Movimentação.

Manual SPED Contribuições.

Manual SPED Contábil.

Sped Brasil - Rede Virtual de aprendizado SPED.

 

Menos teoria e mais prática

Joichi Ito, diretor do Media Lab do MIT, alerta que é preciso mudar rápido, ser resiliente e ter agilidade para inovar no mundo pós-internet

“O mundo é dividido basicamente em duas eras: antes e pós-internet. Nesta, qualquer um pode inovar e as mudanças acontecem sem pedir permissão”. Com esta tônica, Joichi Ito, diretor do Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), abriu sua palestra na HSM ExpoManagement 2012.

Para Ito, um dos mais influentes pensadores do desenvolvimento da internet, antes da rede o mundo era muito mais simples e os planos funcionavam bem. Com o surgimento da internet, a maioria das grandes mudanças tornou-se imprevisível.

“Uma das coisas que aconteceram após o advento da internet é que passamos a não saber mais quais são as normas, nem se existem regras. Porém, sabemos que existem princípios e não devemos nos esquecer deles. As empresas precisam entender que o pensamento centralizado já não existe e que um vago consenso é o que faz as coisas acontecerem”, afirma o palestrante.

Sendo um dos primeiros investidores de mais de 40 empresas, entre elas Twitter, Flickr, Six Apart e mais de 40 outras empresas, Ito relembra a época do investimento no Twitter. “Muitos investidores me diziam que não era possível investir em uma empresa de future, que não possuía um plano de negócios. Mas a internet é formada por peças soltas que se conectam sem que nada seja planejado”, pondera. Ele ainda ilustra: “As rashtags começaram em um momento em que ninguém imaginava que as pessoas fossem aderir a esse movimento. É preciso estar atento e ver como as pessoas usam a internet. Muitas vezes, é de um jeito que você não espera”, explica.

Ito alerta que o fluxo de inovação mudou e que as pessoas que lidam com o produto têm prioridade em relação aos executivos. Na internet de consumo, a prática vence a teoria. As empresas mais perturbadoras, como o Facebook, por exemplo, criam primeiro a teoria e depois vão para a prática.

Além disso, para se criar algo novo é importante ser desobediente. “Nós, do Media Lab, acreditamos firmemente na desobediência. Você não ganha um Prêmio Nobel se fizer o que lhe mandaram fazer”, comenta.

Faça suas apostas

A 3M e a Wikipedia são duas empresas que desafiaram a ordem estabelecida, Ito cita.“Se o engenheiro da 3M não tivesse sido desobediente, e se o presidente não tivesse permitido, a empresa não existiria hoje. Já no caso da Wikipedia, a ideia aparentemente era maluca, porém você nunca sabe qual ideia vai ter mais sucesso. O truque é fazer varias apostas e atuar dentro de um ecossistema.”

O palestrante não tem medo de investir em novas empresas e afirma que não apostar naquilo que é arriscado é um erro. Cada fracasso é uma lição. Para ele, os piores empreendedores são aquele que têm sempre sucesso. É melhor fracassar em pequenas coisas e, depois, encontrar o grande sucesso.

Na visão de Ito, existem muitas maneiras de perder dinheiro. “Investi US$100 mil em várias empresas. O máximo que eu perdia por negócio eram US$100 mil. A maioria das empresas de risco pode ter passado por um fracasso. Eu não leio plano de negócios. Se gostar da pessoa e da empresa, aposto nela”.

Outro alerta que o especialista faz é sobre o tempo investido na tomada de decisão. Muitas vezes, o tempo gasto em reuniões para autorizar um projeto custa mais do que o próprio projeto. O preço da gestão do risco é maior do que o risco em si. Por isso, é necessário ampliar a visão e pensar nas extremidades.

“Não gaste muito tempo na prevenção do risco. Aprenda a ser resiliente e tenha agilidade para sobreviver no mundo pós-internet. Lembre-se que todos os ativos de sua empresa são o passivo para sua agilidade. Quando você pensa num mundo de mudança rápida, você precisa perceber o que prejudicará sua agilidade”, finaliza o palestrante.

Confira os principais insights do palestrante

Portal HSM

05/11/2012

...Para o profissional da contabilidade o escritório sem papel, tal como a inteligência artificial, é uma daquelas coisas "para qualquer momento" que parecem nunca chegar...
 

 

Sistema Público de Escrituração Digital

Os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes na apuração de tributos. A cada ano são desenvolvidos sistemas capazes de realizar cruzamento de informações fiscais com os registros contábeis e financeiros dos contribuintes. A última novidade nessa matéria foi a criação da...
3/12/2012 A partir de 1º de janeiro de 2013, os códigos de ajuste da apuração da EFD de Goiás, da tabela 5.1.1, que são informados no Registro 1200, campo 2, serão substituídos por novos códigos de uso exclusivo nesse registro, não sendo permitida a utilização dos códigos anteriores no...
Receita simplifica procedimentos fiscais A Receita Estadual desburocratizou, recentemente, procedimentos fiscais para facilitar a relação com o contribuinte. É o caso da retificação da Escrituração Fiscal Digital (EFD) que de janeiro a novembro deste ano computou quase 160 mil EFDs entregues...
  A EFD Social já tem data prevista para lançamento do layout – dezembro deste ano Caso o cronograma seja mantido, a entrega do documento passa a ser obrigatória a partir de julho de 2013. Confira entrevista sobre esse assunto com o...
  A racionalidade não é um atributo muito usual quando os interesses de quem arrecada se sobrepõem aos de quem recolhe impostos. Basicamente, este é o modelo fiscal brasileiro, no qual se costuma tratar doenças graves com analgésicos. E ele preponderou na mais recente...
  Justiça Tributária No Brasil, até quem não deve tributos deve temer Por Raul Haidar Dizia-se antigamente que nada deve temer aquele que nada deve. Mas recentemente um cidadão viu que toda a disponibilidade de sua conta bancária desapareceu de repente por conta de uma ordem...
A partir deste mês a Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás fará o cruzamento das informações da Escrituração Fiscal Digital (EFD) com os dados gerados pela emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e), por meio do sistema de malha fina estadual. A nova ferramenta foi apresentada nesta...
Informativo - Escrituração Fiscal Digital - EFD A partir de julho de 2012, no leiaute estabelecido no Ato COTEPE/ICMS nº 09/2008 e alterações, foram inseridos novos registros e alterações de campos, conforme descritos a seguir. Importante: a partir de julho de 2012, deverá ser informado no...
Sistema de emissão de NF-e passará por alterações A Secretaria da Fazenda (Sefaz), informa que em outubro estará disponível para teste com entrada em vigor prevista para novembro próximo, alterações referentes ao sistema de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Conforme o coordenador de...
É válido comentar que algumas das principais entidades representativas dos grandes contribuintes (ABRASCA, ANBINA, AMCHAM, ANFAVEA, CNI e FEBRABAN), conforme correspondência enviada à Receita Federal em 27/02/2012, já se manifestaram contrários à utilização do LAC e favoráveis ao e-LALUR, sob os...
A Lei nº 12.546/2012 resultou em alterações na incidência de contribuições previdenciárias devidas por algumas empresas. Segundo o texto, a União irá compensar o Fundo do Regime Geral de Previdência Social, no valor correspondente à estimativa de renúncia previdenciária decorrente de desoneração....
Prazo final para implantação empresa no Presumido, foi prorrogado! INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.280, DE 13 DE JULHO DE 2012 Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.252, de 1º de março de 2012, que dispõe sobre a Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep, da Contribuição para...
O Sped Folha vai detalhar as informações da folha de pagamento de todas as empresas, incluindo todos os pagamentos necessários à Previdência Social e independente do porte ou faturamento, abrangendo também as informações do Livro de Registro de empregados. Os dados da Folha Digitalizada e...

SPED Contribuições

  Por Ronaldo Zanotta Com a chegada do final do ano de 2012 as empresas devem estar atentas à geração do registro 0120 (Identificação de períodos dispensados da escrituração fiscal digital das contribuições) a fim de informar, caso ocorram, os períodos dispensados da entrega da EFD...
  Controle de créditos fiscais - Registros 1100 e 1500 103. O valor do saldo credor de períodos anteriores pode ser lançado sem a identificação do mês em que foi apurado? Não. A EFD-Contribuições tem todo o seu conteúdo e estrutura definidos em consonância com a legislação do...
<< 1 | 2